E eu falo isso por experiência própria. É claro que o Facebook Ads será importante para conseguir cliques para o seu site, página de captura ou de venda. Mas quando se trata de alcance e engajamento, o orgânico também tem vez.
Embora muita gente pense que é uma ‘métrica de vaidade’, quem tem página sabe que mais seguidores realmente engajados levam a mais vendas. Então, isso é sim muito importante.
Quer entender melhor? Continue lendo.

Antes, o mais importante de tudo
A primeira coisa que você precisa ter em mente é que as pessoas não estão no Facebook para comprar produtos e serviços.Pelo contrário, o Facebook é uma rede social. As pessoas estão lá para se relacionar com amigos, familiares, conhecidos ou pessoas com interesses em comum.

Antes, o mais importante de tudo
Ou seja, nada de lotar o feed dos seus seguidores com posts que parecem pura e simples propaganda. Saiba chamar a atenção por meio de conteúdos úteis para elas.
Por favor, não ignore isso. Além de não gerar o engajamento que você necessita, essa atitude pode fazer com que você deixe as pessoas entediadas ou até mesmo gerar haters.
Faça o caminho inverso e conquiste a atenção (e o coração hahaha) da sua audiência.
1. Convide quem curtiu publicações para virar um seguidor

Convide quem curtiu publicações para virar um seguidor
A primeira dica que separei aqui para
você é muito simples, confesso. Mas nós percebemos que muitos donos de
páginas não se deram conta dessa possibilidade e perdem muito público
por isso.
Apesar de ser fácil e efetiva, a opção só vale para páginas menores, tá? Quando a sua página possuir um número maior de pessoas (por volta dos 100 mil), essa opção infelizmente deixa de aparecer para você.
Ficou curioso para saber do que eu estou falando? Vá até qualquer uma de suas publicações no Facebook como no nosso exemplo a seguir. Clique no número de curtidas e reações abaixo do post igual nós indicamos:
Convide as pessoas
Desse modo, como você sabe, o Face irá mostrar uma lista com todos os usuários que curtiram ou reagiram a essa publicação. É aí que você deve prestar a atenção em um detalhe: Se a pessoa já curtiu a sua página ao lado do nome dele estará um botão escrito ‘Curtiu’. Já caso ela ainda não tenha curtido, o botão disponível será o ‘Convidar’.
Para deixar mais claro para você, note como é a imagem a seguir:
Quer ver como? Siga os passos a seguir…
Vá até a sua página no Facebook e Clique em ‘Informações’ na parte superior da página:
Clique em ‘Informações’ na sua página
Feito isso, outra página irá abrir, que é exatamente a que a gente precisa: A ‘Visão Geral’. Role até o final dessa página até encontrar o tópico ‘Páginas para Acompanhar’:
Clique em ‘Visão Geral’
E aí que está a sacada: Se você clicar no botão azul do print acima, o ‘Adicionar Páginas’, poderá escolher até 5 páginas de concorrentes ou de outros negócios que possuem um público igual ao seu.
Na tela, algumas informações serão listadas de maneira automática, como: ‘Total de curtidas’, ‘desde a semana passada’, ‘publicações esta semana’ e ‘envolvimento esta semana’.
Mas você pode ir além disso. Se clicar em uma das páginas escolhidas por você e listadas poderá ver as principais publicações delas durante essa semana.
Todas essas informações são importantes para você ver não apenas o crescimento dessas páginas no período, mas encontrar padrões e tipos de conteúdo que você poderá adotar também.
E se você achou isso legal, calma que ainda pode melhorar. Tem uma maneira de você conhecer ainda mais o seu público-alvo (e não precisa ser apenas quem já curte sua página). Basta, clicar aqui para ir para o ‘Audience Insights’ do Facebook, uma ferramenta que permite que você compreenda e salve grupos de pessoas do seu interesse.
Na verdade, o número de posts irá
depender muito do seu negócio, tamanho da página e comportamento do
público. Não existe um número universal. O importante é você conhecer
bem o seu público e testar de modo a descobrir a quantidade diária
favorável para ambos os lados.
Para tal, faça uso de vários formatos para diversificar. Além de links e posts com apenas texto, você não só pode como deve apostar nas imagens e nos vídeos.
A parte boa é que não é preciso utilizar apenas conteúdo de sua autoria, você compartilhar posts de outras redes sociais que sejam úteis para seu público e até mesmo usar os bons, velhos e poderosos GIFs.
Resumindo tudo: Se você não quer ser esquecido se faça presente.
4. Saiba postar nos melhores horários para você
Saiba postar nos melhores horários para você
Não adianta ser constante e manter uma frequência bacana de publicações se você começar a postar nos horários que a sua audiência não está online no Facebook.
De novo, você precisa conhecer o seu público para ter uma noção clara de como funciona a rotina dele. Pense nos horários em que a sua audiência está em casa e invista.
No geral, fora do horário comercial é o momento que as pessoas estão mais ativas no Face. Porém, cada público se comporta de maneira diferente. Há públicos com hábitos noturnos ou rotinas totalmente diferentes do comum. Reflita sobre o seu especificamente antes de escolher.
Compreender o público antes é primordial. Mas o Facebook também dá aquela forcinha para você entender como o comportamento dos seus seguidores acontece por lá. Quer ver só?
Vá até a sua página no Facebook e Clique em ‘Informações’ na parte superior da página:
Na sua página clique em ‘Informações’
Depois, você deve clicar na opção ‘Publicações’ na lateral esquerda da página, como indicado na imagem:
Depois clique em ‘Publicações’
Ao clicar aí, você consegue saber quais foram os horários os seus fãs estavam conectados. Contudo, os dados não param por aí: Você poderá conferir os tipos de publicações que mais tiveram engajamento (Exemplo: links, imagens e vídeos) ou ainda os principais posts das páginas que você escolheu acompanhar lá na Dica 2 (“Conheça mais a sua concorrência com alguns cliques”).
Como? Para iniciar, comece a responder os comentários das pessoas que escreveram algo nas suas publicações, mostre para elas o quanto cada opinião é significativa para você. Faça o mesmo com as mensagens no inbox e as avaliações da página.
Acredite: O simples fato de mostrar o lado humano por trás da página pode trazer grandes feitos para a sua estratégia. Seja simpático, acessível, humilde, próximo e principalmente honesto. As pessoas percebem quando o carinho é sincero.

Porém, sempre que possível, não seja apenas a pessoa que responde, tome a iniciativa. Compartilhe posts de outras páginas, comente elogiando ou contribuindo com alguma observação inteligente.
Se você fizer isso, as pessoas também irão fazer. É reciprocidade mesmo. Acontece de maneira natural, então use isso a seu favor.
É claro que isso apenas irá ocorrer se você fizer um comentário pertinente e/ou bem-humorado. Jamais faça spam, ok?
A partir daí você pode acabar não apenas atraindatraindo mais público, mas também conhecendo pessoas que irão agregar na sua vida de alguma forma. Contatos e amizade nunca é demais, certo?
Apesar de ser fácil e efetiva, a opção só vale para páginas menores, tá? Quando a sua página possuir um número maior de pessoas (por volta dos 100 mil), essa opção infelizmente deixa de aparecer para você.
Ficou curioso para saber do que eu estou falando? Vá até qualquer uma de suas publicações no Facebook como no nosso exemplo a seguir. Clique no número de curtidas e reações abaixo do post igual nós indicamos:

Convide as pessoas
Desse modo, como você sabe, o Face irá mostrar uma lista com todos os usuários que curtiram ou reagiram a essa publicação. É aí que você deve prestar a atenção em um detalhe: Se a pessoa já curtiu a sua página ao lado do nome dele estará um botão escrito ‘Curtiu’. Já caso ela ainda não tenha curtido, o botão disponível será o ‘Convidar’.
Para deixar mais claro para você, note como é a imagem a seguir:

O que você terá que fazer então?
Convidar todas essas pessoas para curtirem a sua página. Se você ainda não fez isso não sabe o enorme potencial de crescimento que está
desperdiçando.
2. Conheça mais a sua concorrência com alguns cliques
Há uma forma extremamente fácil de compreender melhor o seu público a partir da sua concorrência. E o melhor é que tudo acontece dentro do próprio Facebook.Quer ver como? Siga os passos a seguir…
Vá até a sua página no Facebook e Clique em ‘Informações’ na parte superior da página:

Clique em ‘Informações’ na sua página
Feito isso, outra página irá abrir, que é exatamente a que a gente precisa: A ‘Visão Geral’. Role até o final dessa página até encontrar o tópico ‘Páginas para Acompanhar’:

Clique em ‘Visão Geral’
E aí que está a sacada: Se você clicar no botão azul do print acima, o ‘Adicionar Páginas’, poderá escolher até 5 páginas de concorrentes ou de outros negócios que possuem um público igual ao seu.
Na tela, algumas informações serão listadas de maneira automática, como: ‘Total de curtidas’, ‘desde a semana passada’, ‘publicações esta semana’ e ‘envolvimento esta semana’.
Mas você pode ir além disso. Se clicar em uma das páginas escolhidas por você e listadas poderá ver as principais publicações delas durante essa semana.
Todas essas informações são importantes para você ver não apenas o crescimento dessas páginas no período, mas encontrar padrões e tipos de conteúdo que você poderá adotar também.
E se você achou isso legal, calma que ainda pode melhorar. Tem uma maneira de você conhecer ainda mais o seu público-alvo (e não precisa ser apenas quem já curte sua página). Basta, clicar aqui para ir para o ‘Audience Insights’ do Facebook, uma ferramenta que permite que você compreenda e salve grupos de pessoas do seu interesse.
3. Seja constante
Uma das coisas mais significativas
para qualquer página conseguir resultados no Facebook é a constância das
publicações. Sim, a disciplina é imprescindìvel até nas redes sociais.
Quando falo sobre isso não estou
dizendo para você aumentar a quantidade de seus posts como se não
houvesse amanhã. Estou falando para ser constante mesmo, definir uma
frequência certa de postagens.
Não é nada complexo, basta você
pensar no número de publicações semanais ou diárias que conseguiria
manter no momento. Se você não tem costume pode começar com uma por dia
mesmo.
Seja constante
Na verdade, o número de posts irá
depender muito do seu negócio, tamanho da página e comportamento do
público. Não existe um número universal. O importante é você conhecer
bem o seu público e testar de modo a descobrir a quantidade diária
favorável para ambos os lados.Para tal, faça uso de vários formatos para diversificar. Além de links e posts com apenas texto, você não só pode como deve apostar nas imagens e nos vídeos.
A parte boa é que não é preciso utilizar apenas conteúdo de sua autoria, você compartilhar posts de outras redes sociais que sejam úteis para seu público e até mesmo usar os bons, velhos e poderosos GIFs.
Resumindo tudo: Se você não quer ser esquecido se faça presente.
4. Saiba postar nos melhores horários para você

Não adianta ser constante e manter uma frequência bacana de publicações se você começar a postar nos horários que a sua audiência não está online no Facebook.
De novo, você precisa conhecer o seu público para ter uma noção clara de como funciona a rotina dele. Pense nos horários em que a sua audiência está em casa e invista.
No geral, fora do horário comercial é o momento que as pessoas estão mais ativas no Face. Porém, cada público se comporta de maneira diferente. Há públicos com hábitos noturnos ou rotinas totalmente diferentes do comum. Reflita sobre o seu especificamente antes de escolher.
Compreender o público antes é primordial. Mas o Facebook também dá aquela forcinha para você entender como o comportamento dos seus seguidores acontece por lá. Quer ver só?
Vá até a sua página no Facebook e Clique em ‘Informações’ na parte superior da página:

Na sua página clique em ‘Informações’
Depois, você deve clicar na opção ‘Publicações’ na lateral esquerda da página, como indicado na imagem:

Ao clicar aí, você consegue saber quais foram os horários os seus fãs estavam conectados. Contudo, os dados não param por aí: Você poderá conferir os tipos de publicações que mais tiveram engajamento (Exemplo: links, imagens e vídeos) ou ainda os principais posts das páginas que você escolheu acompanhar lá na Dica 2 (“Conheça mais a sua concorrência com alguns cliques”).
5. Tenha a reciprocidade a seu favor
Outra ação certeira que você pode ter nas redes sociais é pensar no gatilho da reciprocidade.Como? Para iniciar, comece a responder os comentários das pessoas que escreveram algo nas suas publicações, mostre para elas o quanto cada opinião é significativa para você. Faça o mesmo com as mensagens no inbox e as avaliações da página.
Acredite: O simples fato de mostrar o lado humano por trás da página pode trazer grandes feitos para a sua estratégia. Seja simpático, acessível, humilde, próximo e principalmente honesto. As pessoas percebem quando o carinho é sincero.

Tenha a reciprocidade a seu favor
Porém, sempre que possível, não seja apenas a pessoa que responde, tome a iniciativa. Compartilhe posts de outras páginas, comente elogiando ou contribuindo com alguma observação inteligente.
Se você fizer isso, as pessoas também irão fazer. É reciprocidade mesmo. Acontece de maneira natural, então use isso a seu favor.
É claro que isso apenas irá ocorrer se você fizer um comentário pertinente e/ou bem-humorado. Jamais faça spam, ok?
A partir daí você pode acabar não apenas atraindatraindo mais público, mas também conhecendo pessoas que irão agregar na sua vida de alguma forma. Contatos e amizade nunca é demais, certo?
6. Participe de grupos do interesse e até crie o seu próprio
Do mesmo modo que você tende a ganhar mais visibilidade ao comentar em páginas de outras pessoas, você pode fazer o mesmo com os Grupos do Facebook.
Participe de grupos do interesse e até crie o seu próprio
Faça uma boa pesquisa e encontre
grupos que são importantes para o seu nicho de atuação. Pergunte a si
mesmo: Quais grupos o meu público participaria? Você pode até mesmo
perguntar para eles próprios em posts, lives e enquetes.Depois de listar as mais importantes, comece a interagir de maneira natural, sem forçar nada ou fazer qualquer tipo de spam. O interessante é estar ativo, contribuir positivamente com aquele grupo de pessoas.
Ah e depois você pode até criar o seu próprio grupo. Por que não? Espere que a sua página tenha um número considerável de pessoas engajadas e aproveite.
7. Faça lives
Não dá para falar em aumentar o engajamento nas redes sociais sem pensar nas transmissões ao vivo. As lives permitem que você tenha um contato mais próximo com a sua audiência, fazendo perguntas e recebendo as respostas em tempo real.
Além de conhecer mais o público, a outra vantagem das lives é que uma parcela significativa das pessoas que interagem na sua página receberá uma notificação. Quem tem página sabe o quanto ter a chance de aparecer assim para as pessoas é uma oportunidade que não deve ser desperdiçada jamais.
Para aprender a fazer uma transmissão ao vivo incrível, clique aqui e leia um artigo que fiz especialmente com esse intuito.
8. Utilize CTA em todas as postagens possíveis
Caso você não saiba, CTA é a sigla para o termo em inglês “Call To Action” que em português significa “Chamada para ação”, isto é, convida a pessoa a tomar uma ação desejada por você. Isso costuma acontecer por meio de botões em páginas, mas também pode ocorrer na forma de texto.Todo post que você faz no Facebook precisa ter um objetivo, nem que seja curtidas, reações e comentários. Então, nada mais lógico do que você fazer uma chamada para ação para o seu público, convidando essas pessoas para fazer o que você deseja.

Quer um exemplo bem simples? Você pode postar um link de um artigo seu e na frase final escrever “Clique abaixo para ler”. Parece simples e óbvio e realmente é, mas é um reforço que faz mesmo a diferença nos resultados. Acredite.
Da mesma maneira, você pode fazer posts divertidos e diferentes pedindo para que as pessoas marquem um amigo (Exemplo: Postar a foto de um produto da sua loja muito desejado da sua loja e marcar “Marque o amigo que vai te dar um desse de presente”).
Ou então usar as reações para fazer perguntas e tirar respostas do público de um jeito mais divertido e fácil (Exemplo: Você pergunta qual é o super-heroi favorito do seu público e faz uma montagem explicando que a reação ‘Amei’ representa o ‘Superman’, o ‘Uau’ significa ‘Batman’ e o ‘Haha’ ilustra o ‘Homem de Ferro’).
Enfim, não importa o jeito que você utilize os CTAs, essa prática irá melhorar o alcance orgânico do seus posts porque estimula as pessoas a agirem ali. Com a ação delas, mais gente acaba visualizando também.
E aí?
Essas são apenas algumas maneiras. Há muitas outras, então se você gostou deixe um comentário para eu voltar fazer posts sobre o assunto. E se quiser saber dicas para alavancar a sua página no Face, clique aqui.
Muitos seguidores e comentários… Até a próxima
Fonte: Google
Produzido por :Leandro Nuvunga
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